sexta-feira, 1 de outubro de 2010

ARTE DE RESENDE NO LOUVRE



Três trabalhos da artista plástica Tatiana Ratinetz estão entre as obras selecionadas para representar o Brasil no “Carroussel do Louvre”, exposição anual que a UNESCO promove em Paris e que reúne criações de todos os continentes no histórico templo francês das belas artes. Este é o mais novo marco na trajetória artística de Tatiana, que começou a pintar há apenas nove anos e já registra um expressivo número de participações em exposições no exterior.







Em 2009, seus quadros estiveram em seis países de três continentes e conquistaram três medalhas de bronze: a primeira na mostra internacional ArtExpo, em Nova York, outra na feira mundial de Hannover (Alemanha), e uma nacional, da Sociedade Brasileira de Belas Artes, no salão “O Brasil e Suas Cores”, no Rio de Janeiro. No início deste ano veio o primeiro ouro, no salão promovido durante o carnaval carioca, no Forte de Copacabana, pela Associação Brasileira de Desenho e Artes Visuais. E, em maio, lá se foram outra vez de novo as obras nascidas no atelier de Penedo para fora do país, levadas a Berlim e Praga pelo XV Circuito Internacional de Arte Brasileira (CIAB), evento que divulga a arte brasileira e que é promovido anualmente pelo Colege Arte, escola de artes plásticas de Belo Horizonte que se também se dedica a projetos de ação social por meio da arte.






A temática brasileiríssima de Tatiana Ratinetz – o saci, a festa junina, os orixás, a bandeira nacional, os animais e plantas do país – fascina os estrangeiros e, ao mesmo tempo, fala de perto aos brasileiros. É um estilo que seria naif, se não fossem as técnicas contemporâneas que usa (colagens de tecidos, de papel, massa corrida, miçangas, lixinhos recicláveis).






Seu trabalho foi “descoberto” no MAM de Resende (Tatiana esteve em todos os Salões da Primavera de 2003 a 2008) pela galeria Eric Art, de São Paulo, que a levou, no ano passado, à Alemanha e para uma coletiva na galeria Ward Nasse, no bairro artístico do Soho, em Nova York, da qual a resendense se tornou artista permanente. A Eric Art é também responsável pela representação brasileira no “Carroussel do Louvre”, que abre no dia 23 de outubro. No início do mês, Tatiana Ratinetz viaja para a Europa.


Conheça o trabalho desta jovem e talentosa artista acessando o www.tatianaratinetz.com.br



Informações de Regina Guerra

Nenhum comentário: