E a discussão continua. De quem é a culpa pela tragédia no RJ e em Niterói? Da chuva, do governador, do prefeito, do povo? Alexandre Garcia respondeu assim....
”As pessoas jogam lixo dos carros, das bolsas, da boca, imaginando que lixo é coisa para gari. Não é. Lixo é tarefa da cidadania. Civilizado não joga lixo no chão. As cidades civilizadas são tão limpas como a sala de visitas da casa da gente. Sabemos que assim como cabelo na pia entope o ralo, o lixo na rua entope o bueiro. Bueiro entupido é rua alagada quando chove. Por isso, a civilidade é inteligente: não coloca lixo na rua. E não tem alagamento.” Alexandre Garcia.
Concordo
O governador é culpado pela falta de políticas públicas que permitam a remoção dos que moram em áreas de risco. O prefeito é culpado pela não conservação e limpeza de ralos, bueiros e galerias pluviais. E o povo é culpado pelo lixo que entope os ralos, bueiros e galerias pluviais. Pois é.
Já escrevi várias vezes sobre a falta de educação do povo brasileiro. É fato. E o carioca ganha longe...Conheço pessoas que moram em apartamento próprio, em bairros de classe alta e média, e que jogam sacos plásticos pela janela do carro. E também conheço pessoas menos favorecidas que varrem o lixo da calçada para o bueiro da esquina, que jogam entulho de obra na calçada, e por aí vai.
A questão é: o que pode ser feito para que a tragédia não se repita? Providenciar a retirada imediata dos que moram em áreas de alto risco e construir muros de contenção nas encostas mais vulneráveis pode ser um bom começo. Enquanto isso, o prefeito “ataca” na limpeza de ralos, bueiros e galerias pluviais e na dragagem de rios e lagos. E o povo para, definitivamente, de jogar lixo nas ruas, nos rios e no mar!
Até mesmo as cidades mais limpas como a sala de visitas da casa da gente sofrem com uma chuva torrencial como a que caiu sobre o Rio de Janeiro. Está vendo essa sujeira toda das fotos? Pois é. Não foi o governo que jogou esse lixo todo nas ruas....FOI O POVO!!! Então, vamos reclamar sim, mas vamos dar o exemplo também! Para isso não acontecer mais, não jogue lixo nas ruas, nos rios, nas lagoas, nas praias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário