terça-feira, 12 de março de 2013

O QUE FAZ O HOMEM MAIS FELIZ?

Um estudo realizado com mais de 700 pessoas pela Universidade de Umea, na Suécia, concluiu que os homens que dividem as tarefas domésticas com suas parceiras são mais felizes, mais tranquilos. Os machistas de plantão, que se acreditam que tarefas domésticas cabem única e exclusivamente à mulher, tem muito mais tempo de ociosidade e, por isso, são mais nervosos, mais ansiosos e perdem um pouco de sua capacidade de concentração. E esse machismo todo também prejudica a mulher, pois os estudos mostraram que as mulheres que não contam com a ajuda de seus parceiros nas tarefas domésticas estão mais propensas às doenças.




Hoje em dia as mulheres também trabalham fora, estudam, têm seus compromissos fora do lar. Homens provedores e mulheres "rainhas do lar" são seres praticamente extintos do planeta. Não cabe a discussão sobre questão de gênero dentro de um relacionamento. Tarefas como lavar louça, jogar o lixo fora, fazer compras, pegar as crianças na escola, levar ao médico, pegar a roupa na lavanderia e lavar o banheiro, por exemplo, podem ser perfeitamente executadas pelos homens. Conheço homens que cozinham muito bem e  que gostam de verdade de criar pratos, experimentar receitas novas. Homens de verdade estão sempre dispostos a aprender, participar, dividir, somar. Penso que isso é motivo da felicidade do homem dentro da vida conjugal. 


Casais que dividem as tarefas diárias têm mais cumplicidade, mais companheirismo, mais amizade, mais intimidade. E essa divisão de tarefas domésticas resulta em mais tempo para o namoro, para os passeios, para as conversas, para o lazer, para o sexo. Como não ficar mais feliz? Básico,m não é? Pois é. 


Parabéns aos Homens que têm participação ativa e construtiva na vida a dois. Sim, esses são Homens com agá maiúsculo, sem dúvida. Sejam cada vez mais felizes! E isso não é conversa de feminista, viu? rsrs....



2 comentários:

Célia disse...

Concordo plenamente Nice! Me fez lembrar o poema Casamento de Adélia Prado, onde eu iria mais longe na atual conjuntura e diria que pode servir para ambos. Em poucas palavras, ela demonstra o quanto vale a pena doar-se para ter pequenos grandes prazeres. Momentos considerados enfadonhos para alguns, tornam-se intensos para este eu lírico feminino. Ela sabe o valor de se compartilhar a limpeza de peixes com o marido. É a divisão de momentos, o companheirismo, a troca, sem qualquer indício de vaidade, de orgulho. Que sabedoria! As mulheres que se recusam a limpar peixes não sabem o que estão perdendo! É mais ou menos isso que ela diz nas entrelinhas. Isso pode ser dimensionado para qualquer outra situação dentro de um relacionamento. Seja um namoro, um noivado ou um casamento. Assistir a um jogo de futebol juntos, sem atrapalhar, saber ouvir as histórias do dia a dia, respeitar os momentos. Talvez há tantos divórcios por conta das mulheres ou homens que se recusam a limpar os peixes juntos. ...

CASAMENTO

Há mulheres que dizem:
Meu marido, se quiser pescar, pesque,
mas que limpe os peixes.
Eu não. A qualquer hora da noite me levanto,
ajudo a escamar, abrir, retalhar e salgar.
É tão bom, só a gente sozinhos na cozinha,
de vez em quando os cotovelos se esbarram,
ele fala coisas como "este foi difícil"
"prateou no ar dando rabanadas"
e faz o gesto com a mão.
O silêncio de quando nos vimos a primeira vez
atravessa a cozinha como um rio profundo.
Por fim, os peixes na travessa,
vamos dormir.
Coisas prateadas espocam:
somos noivo e noiva.

NICE PINHEIRO disse...

Olá, Célia, tudo bem? Lindo poema! Não há duvida que existe prazer em cozinhar juntos, arrumar a casa juntos, ver futebol juntos, enfim. Compartilhar momentos é muito bom e ajuda muito a ganhar intimidade, cumplicidade. Mas agradeço muito o fato de não ter tido um marido que gostasse de pescar...rsrsrs. Obrigada pela participação!

beijão

Nice Pinheiro