domingo, 29 de novembro de 2009

GREVE NO METRÔ DO RJ

Pois é. Há duas semanas, minha irmã caçula ficou chocada e revoltada com o que presenciou no Metrô carioca. Vagões sem ar-condicionado, apinhados de gente e muitas passando mal. Vários passageiros desmaiaram devido ao calor e, a cada estação, o trem tinha que ficar parado mais tempo para a retirada e atendimento destas pessoas.



Pelo visto, nada mudou. Na última quarta-feira, a passageira Renata C. Mendonça resolveu colocar a “boca no trombone” e denunciar ao Rio de Janeiro e ao mundo o caso – e o descaso com a população e os turistas do Rio de Janeiro. A internet foi o meio escolhido. E a imprensa. Renata está convocando uma greve geral: ninguém usa o Metrô nesta segunda-feira, dia 30 de novembro.




Já pensaram no prejuízo financeiro que o Metrô Rio vai amargar? Se você é um usuário do Metrô carioca (ou não), leia a carta de convocação que Renata divulgou. E, depois, pense. Se você não é usuário do Metrô, imagine-se na situação de Renata e de milhares e milhares de passageiros que dependem deste meio de transporte para chegar ao trabalho, ao lar, ao escritório do advogado, ao cinema, etc... E reflita. Aderir ou não à greve? Eis a questão....








Confira a íntegra da carta de Renata:




''Convoco toda a população a protestarmos de uma forma civilizada contra o péssimo serviço prestado pelo metrô. Sempre com atrasos, vagões sem ar condicionado, super lotação e até mesmo sem luz. Alguma coisa tem que ser feita, não adianta mais ficarmos apenas reclamando uns com os outros. Temos que agir.




No dia 30/11/09, faremos greve de passageiros. Ninguém fará uso do metrô, vamos dar um prejuízo de milhões e chamar a atenção de verdade das autoridades e responsáveis pelo caos. Já nos sacrificamos todos os dias utilizando este transporte. Então, mesmo que tenhamos que pegar mais condução ou demorarmos mais a chegar ao nosso destino neste dia, precisamos nos mobilizar.




Avise aos amigos, colegas de trabalho, envie e-mails, mensagem de celular, espalhe cartazes para que o maior número de pessoas venha a aderir a esta mobilização. Juntos podemos mudar. Proteste no dia 30/11 ou proteste do seu jeito mas, por favor, não se cale!



O Metrô chegou com status de transporte de primeiro mundo e hoje... bem hoje eu sugiro que você tome um trem do Metrô às 18h ou 18h30, sentido zona norte, para entender do que trata esta mensagem.



Não há controle sobre a lotação dos carros, a não ser aquela velha lei que todos conhecemos sobre dois corpos não poderem ocupar o mesmo lugar no espaço ao mesmo tempo. Será?



Eu não pude fotografar porque estava sem bateria no celular, mas EU VI o guarda do metrô empurrando com força para comprimir a galera pra dentro do trem para que a porta fechasse. É isso mesmo, socando as pessoas dentro do trem. Quase não consigo sair do metrô neste dia e quando consegui, a bolsa ia ficando porque eu passei mas a bolsa foi absorvida pela massa reacomodada de corpos.




O que é isso gente? Raramente uso o Metrô, mas percebi que a coisa deu um salto pra pior. O Metrô aumentou o número de trens, todos novinhos, para o seu conforto...Mentira! Retiraram vários bancos, pois pessoas em pé ocupam menos espaço. Mais gente apinhada no trem, ganha-se mais dinheiro, ninguém reclama, socamos mais gente, ganhamos mais... e por aí vai até onde a gente permitir. Por que as pessoas que estão ali todos os dias deixam isso acontecer?



Ninguém fala nada além do 'É assim mesmo'. Como assim, é assim mesmo !??? Vi pessoas rindo da cena triste do guardinha comprimindo os passageiros... Que povo é esse, o nosso, que não reclama, não protesta, não se mobiliza? Peço desculpas se a minha mensagem incomoda, mas não consigo me calar diante do que vi e ainda agradeço o fato de não ter levado minhas filhas comigo neste "passeio".




Renata C. Mendonça''
11:48 - 25/11/2009

Nenhum comentário: