sábado, 2 de abril de 2011

MÉDICOS SEM FRONTEIRAS NO SHOPPING VILLA LOBOS

Desde 2008, a pediatra Maria Cláudia Senatore Soares se divide entre a emergência de um hospital particular em São Paulo e os projetos da organização internacional Médicos Sem Fronteiras (MSF) pelo mundo. Na Etiópia (África) e Bangladesh (Ásia) tratou de crianças com desnutrição severa e no Peru, fez parte da equipe que avaliou a necessidade de um trabalho de tratamento de dengue. A história de Maria Cláudia e outras dezenas de profissionais brasileiros que trabalham em MSF é o fio condutor da exposição Experiências de Vida que estará em cartaz de 1 a 30 de abril.




Na foto da exposição, Maria Claudia está tratando de uma criança seriamente desnutrida. “Após quase três meses nessa missão de emergência nutricional, já podíamos ver resultados positivos de um trabalho de muitas mãos e muitos corações. O cansaço, então, se diluía em um sorriso, um abraço de um paciente (...)”. Além de fotos, depoimentos e vídeos apresentam, de forma interativa, o trabalho do Médicos Sem Fronteiras em países que enfrentam situações de catástrofes, fome, conflitos e epidemias em países como Paquistão e Bangladesh (na Ásia), e Etiópia e Suazilândia (na África).

Um monitor de 50 polegadas mostra um mapa digital com as fotos dos 44 brasileiros que, neste momento, estão em um dos mais de 60 países onde a organização atua. Ao clicar no rosto do profissional, o visitante fica sabendo onde ele nasceu, em quais países já trabalhou e onde está atuando no momento. No totem ao lado é possível gravar em vídeo uma mensagem de incentivo para qualquer um deles.



Um dos objetivos do MSF ao contar as experiências de seus profissionais brasileiros é levar cuidados a populações que não têm acesso à assistência médica. "Queremos mostrar a importância da ajuda humanitária e sensibilizar as pessoas a participarem do nosso trabalho. Seja fazendo parte do nosso quadro de profissionais, formado por pessoas de várias áreas, além da saúde, ou contribuindo com doações", diz o diretor executivo de MSF no Brasil, Tyler Fainstat. A exposição já esteve no Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte e Niterói, e contou com mais de 65 mil visitas.


Outras cidades podem conferir o conteúdo da exposição pelo site http://www.experienciasdevida.org.br. Os internautas também podem gravar seus recados para os profissionais de MSF.


Exposição Experiências de Vida
Shopping Villa Lobos (Praça de Eventos, piso 1)
1 a 30 de abril
Visitas monitoradas: terça a sexta, das 13h às 20h | sábados das 13h às 21h | domingos das 15h às 20h.
Entrada franca.


Informações de Marcia Soares

Nenhum comentário: