sábado, 2 de abril de 2011

CIDADE ALEGRIA VAI GANHAR CALÇADÃO

A Prefeitura de Resende já está com o projeto para a construção de um calçadão na Cidade Alegria. O projeto prevê a realização da obra na Avenida Perimetral Norte, uma das vias principais do sistema viário da Grande Alegria, região formada por mais de dez bairros e onde moram cerca de 40 mil pessoas. A previsão é de que o calçadão da Cidade Alegria comece a ser construído ainda este ano.


O novo calçadão vai mudar o visual da Avenida Perimetral Norte, que liga a Cidade da Alegria aos bairros Jardim Primavera, Toyota, Morada do Contorno e Vila Isabel. Para os veículos provenientes da Via Dutra pelo Acesso Oeste, a avenida representa também um dos acessos principais à área urbana de Resende. O calçadão terá extensão total de dois quilômetros, e contará com 2.260 metros de ciclovia, além de 1.800 metros de calçadão. O calçadão será feito com piso de concreto polido, e terá em média seis metros de largura.




O projeto ainda prevê a instalação de 62 postes de dois braços, com seis metros de altura; e 12 postes de cinco braços, com nove metros de altura, todos personalizados, desenhos desenvolvidos pela Secretaria de Urbanismo e Arquitetura da Prefeitura. O sistema de energia elétrica dos novos postes será subterrâneo.


Cinco quiosques, 67 lixeiras e 123 bancos serão instalados no calçadão, que também receberá 39 jardineiras e o 72 palmeiras em seu projeto de paisagismo. A acessibilidade para deficientes visuais e cadeirantes também está garantida: são 24 rampas de acessibilidade e 1.942 metros lineares de piso podotátil (piso específico para Deficientes Visuais).


A ponte sobre o canal periférico, que liga a Cidade Alegria aos bairros da região do Jardim Primavera, será ampliada: a estrutura atual de 12 metros de largura passará a ter 30 metros, contando ainda com dois metros de largura para ciclovia, e 1,30 metros de largura de calçada para os pedestres. Pela proposta da Prefeitura, esta ponte passará a ter quatro pistas. Já as três passarelas metálicas destinadas aos pedestres entre os bairros Nova Alegria e Toyota serão completamente recuperadas e receberão um novo sistema de iluminação.


Informações da PMR

Nenhum comentário: