quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

UMA COISA É UMA COISA, OUTRA COISA É OUTRA COISA. ACIDENTE É UMA COISA. ATENTADO TERRORISTA É OUTRA COISA!


A mídia não fala em outra coisa. Extrapolam e exploram, sem cerimônia, a dor e o sofrimento das famílias, dos amigos e da população de Santa Maria. Mas a coisa está indo longe demais. Comparar o incêndio de uma boate a um atentado terrorista onde morreram quase três mil civis, incluindo cidadãos de 70 países, é muito exagero. Afinal de contas, o fatídico 11 de setembro foi um assassinato em massa e totalmente premeditado. 

O incêndio na Boate Kiss foi um acidente grave, com certeza. Agora, é encontrar os culpados e puni-los devidamente. E isso inclui punir a prefeitura sim. A Fiscalização de Posturas, da Defesa Civil, e de outros órgãos municipais devem cumprir sua função verificando documentos e instalações do comércio e das casas noturnas. Não se faz um show sem licença de vários órgãos competentes, ora bolas!

Entre vários questionamentos sobre o acidente, destaco alguns:

  a)   O alvará de funcionamento da boate estava vencido desde agosto do ano passado. Quem verificou o fato? Se os fiscais verificaram isso, não deveriam voltar em agosto de 2012 para ver se estavam providenciando de fato um novo alvará?

  b)  Ninguém sabia que a banda usaria um sinalizador? E ninguém sabia que tipo de sinalizador seria usado?

  c)  Os extintores de incêndio não funcionaram. Quem fiscaliza isso?

  d) boate tinha apenas um acesso para a rua...

  Pois é. A ganância dos empresários, a irresponsabilidade dos artistas, a ineficiência e a omissão dos órgãos competentes e o jeitinho brasileiro causam mortes, dor e sofrimento. Está na hora de levar a vida a sério. Está na hora de cumprir normas e  regras. A permissividade pode matar. A Boate Kiss é um exemplo. Ou será um acidente esquecido em breve?







Nenhum comentário: