quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

QUANDO A GENTE PENSA QUE JÁ VIU DE TUDO....


A Campus Party Brasil, em São Paulo, foi palco do primeiro culto público realizado pela Igreja Missionária do Kompimismo no país. Fundada na Suécia e reconhecida oficialmente como religião em dezembro de 2011, a igreja defende que copiar a informação é uma virtude sagrada. No Brasil, a representante tem nove membros, sede em Curitiba, é registrada em cartório e reconhecida oficialmente como uma religião.

"A internet mudou o paradigma e já não há mais distinção entre o mundo real e o virtual. É tudo uma coisa só. Já existe uma esfera política que discute isso, e agora existe uma esfera mística", afirma o operador da religião no Brasil, que é reconhecida pela igreja sueca, conhecido como "op.frederico.jpg". A representante brasileira do Kopimismo é a S.I.C.K. (Secular Irmandade do Culto Kopimista), fundada no dia 12 de dezembro de 2012, às 12h12, em Curitiba, quando houve a "revelação", e tem nove membros.

O Kopimismo tem um sistema de valores que defende, entre outras coisas, que "a internet é sagrada" e que "toda divindade é uma cópia, toda cópia é divina". Fora do Kopimismo, o operador é um gestor cultural formado em cinema. Mesmo assim, ele sai distribuindo bençãos e pragas, dependendo da atitude das pessoas com relação à liberdade dos dados e da internet. As benções dadas pelo op.frederico.jpg incluem "que os dados estejam sempre convosco" e "que seus dados não se corrompam". Já as pragas são de arrepiar qualquer usuário da web: "que seu e-mail se encha de spam", "que sua timeline só tenha assunto chato" ou "que você se sinta tão perdido na internet quanto no funeral de um desconhecido".

Matéria completa

Nenhum comentário: