terça-feira, 19 de outubro de 2010

DE 5 A 11 MIL PARA SER CAPELÃO DAS FORÇAS ARMADAS...



Padres e pastores das Forças Armadas ganham de R$ 5 mil à R$ 11 mil para celebrar casamentos, batizados e formaturas, e visitar hospitais, enfermarias e presídios. Na PM do Rio foram realizados três concursos (1994, 2002 e 2010). Em 94 eram 10 capelães. Agora são 20.


O estranho é que num país como o Brasil existam somente capelães militares evangélicos e católicos, por isso o Ministério Público Federal no Distrito Federal (MPF-DF) pediu a anulação do concurso público da Aeronáutica para capelães e a proibição de novos concursos para o cargo nas Forças Armadas no último dia 13.


Uma das alegações é que a escolha de apenas duas religiões pelo Estado, mesmo que majoritárias, fere o princípio da isonomia, gerando preconceito e inibindo os não-católicos e não-evangélicos de entrar nas Forças Armadas. O MPF ainda argumenta que contratar com recursos públicos, orientadores espirituais de qualquer religião para prestar assistência religiosa a determinados funcionários públicos vai contra o princípio de Estado laico, o que torna a seleção inconstitucional. Pois é.


Clique no link e veja como funcionam os concursos para capelães militares nas Forças Armadas.

http://g1.globo.com/concursos-e-emprego/noticia/2010/10/capelao-das-forcas-armadas-tambem-recebe-treinamento-militar.html


Fonte: G1

Nenhum comentário: