segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

IV FESTIVAL DE MÚSICA, DANÇA E CULTURA AFRO-BRASILEIRAS,

O IV Festival de Música, Dança e Cultura Afro-brasileiras, pretende contribuir para a promoção da cultura de raiz afro-brasileira, dando continuidade aos debates sobre integração racial no Brasil de hoje.

O projeto apresentará, mais uma vez, um Seminário, espetáculos de música, dança e oficinas culturais, que darão ao público carioca uma mostra da herança cultural que o povo de origem africana legou a nosso país.





A quarta edição do Festival de Música, Dança e Cultura Afro-brasileiras será realizada de 25 a 30 de janeiro de 2011, com entrada franca para todos os eventos. Para participar do Seminário, basta pegar senha no próprio local. As senhas serão distribuídas uma hora antes do início de cada evento.



O ator e diretor Milton Gonçalves

O Festival Afro é composto de três eventos integrados:

Seminário “Inserção e Realidade”


Este evento pretende discutir a história, a cultura e a realidade dos cidadãos afro-descendentes em nossa sociedade, e será realizado no auditório da Academia Brasileira de Letras, no Centro, de 25 a 27 de janeiro, às 17h, com a participação de jornalistas, pesquisadores, personalidades da cultura afro-brasileira e público interessado. O seminário terá três mesas-redondas e será coordenado pelo ator e diretor Milton Gonçalves que irá focar os temas significativos e atuais no contexto da cultura afro-brasileira.




Espetáculos de Música e Dança

O Festival Afro terá apresentações de doze grupos musicais, autênticos representantes da diversidade cultural afro-brasileira, representada por ritmos como samba, jongo, congadas, lundu, afoxé e muitos outros. A direção artística dos espetáculos será do escritor e produtor musical Haroldo Costa, uma das maiores autoridades em matéria de música e cultura afro-brasileira. As apresentações vão acontecer no Teatro SESC Ginástico, no Centro, de 27 a 30 de janeiro, sempre a partir das 19h.


O escritor e produtor musical Haroldo Costa

Oficinas Culturais


Como nas edições anteriores, as oficinas culturais que serão oferecidas têm o objetivo de promover a aproximação e a interação entre artistas e público. Nelas, os artistas convidados falarão sobre suas origens, sua cultura e suas influências, além de divulgar o seu trabalho e interagir com o público que poderá participar de “aulas” de música, dança, percussão, pintura, artesanato e outras. As oficinas serão realizadas de 27 a 30 de janeiro nos jardins do Museu da República, no Catete.

Veja a programação completa clicando em http://www.festivalafro.com.br/seminario.htm


Informações de Carlos Moreira


Nenhum comentário: