quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

É COMO A JABUTICABA: SÓ TEM NO BRASIL!

Estava no Facebook e vi uma postagem referente ao desempenho de Romário na Câmara e por elaborar um projeto de lei que facilita o processo de importação de material para pesquisa científica*. O autor do texto enaltece o parlamentar. Entendo a importância do projeto, e até já escrevi sobre o assunto no Face, mas vamos combinar: Romário não está fazendo mais do que sua obrigação. Afinal, ele foi eleito para trabalhar para - e pelo - povo e seu  país. 

Outro dia, eu e minha amiga Mary estávamos conversando sobre o "endeusamento" em relação ao ministro Joaquim Barbosa. Por quê? Ele apenas cumpriu seu dever! Vejam a que ponto nós (o povo brasileiro) chegamos. Se um juiz do Supremo Tribunal Federal cumpre seu papel, é ovacionado, endeusado, idolatrado. Se um deputado faz um projeto de lei, é aplaudido, reverenciado. Até o fato de um deputado não faltar às sessões (leia-se Tiririca) é motivo de aplausos e elogios da mídia! Gente, isso é surreal! Que país é esse onde quem cumpre com seu dever é uma exceção!?

Alguém já viu a mídia estrangeira cobrir um parlamentar de elogios apenas por ele não faltar às sessões plenárias ou por fazer um projeto de lei? Alguém já viu a mídia estrangeira reverenciar um ministro da justiça apenas por ter ele cumprido com sua obrigação? Alguém já viu a mídia ou o povo estrangeiro idolatrar ou ovacionar um político, juiz, ministro, ou seja lá o que for, por terem apenas e tão somente cumprido com seu dever, fazendo o que deve ser feito e como tem que ser feito? 

Pois é. Essas coisas são como jabuticaba: só tem no Brasil. E é por isso que esse país tupiniquim, onde o povo ainda pratica o escambo nas eleições (você dá cesta básica, mim dá voto pra você), é motivo de chacota lá fora. É por isso que os Tiriricas da vida são eleitos. É por isso que os Maluf's e Collor's da vida são reeleitos. É por isso que os ratos fazem a festa no Congresso. É por isso que a política e os políticos do país  são um esgoto a céu aberto!


Hoje, a burocracia é um grande empecilho para a pesquisa científica e tecnológica no Brasil porque que um pesquisador tem que esperar até seis meses para que o material encomendado seja liberado. De acordo com levantamento feito pela UFRJ em 2010,  dos 165 cientistas pesquisadores ouvidos, 76% perderam material de pesquisa pela retenção na alfândega e 99% já desistiram ou alteraram uma pesquisa pelo mesmo motivo.

Pelo projeto de Romário, os pesquisadores que fizerem um cadastro no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) poderão importar o material necessário às pesquisas sem a burocracia da alfândega e sem pagar taxas. A aprovação desse projeto representa um avanço muito grande para a ciência no Brasil. A Câmara dos Deputados ainda precisa aprovar o projeto. 


Nenhum comentário: