quinta-feira, 27 de setembro de 2007

DIREITO NO BRASIL: QUASE 100 UNIVERSIDADES NA MIRA DA OAB E DO MEC

NO BRASIL

Os cursos de direito de 89 universidades no Brasil estão na "lista negra" do MEC (Ministério da Educação) por má qualidade de ensino. A relação das instituições que correm risco de fechamento foi divulgada nesta quarta-feira (26) pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, em Brasília.

Os cursos das universidades listadas registraram conceito inferior a três no cruzamento das notas do Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) e do IDD (Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado).


Desse total, 37 faculdades estão em situação mais grave. Além do desempenho abaixo do indicador três nos conceitos do Enade e do IDD, estas instituições também tiveram índice de aprovação no exame da OAB inferior a 10% do total de inscritos.De acordo com o presidente da Comissão Nacional de Ensino Jurídico da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Adilson Gurgel de Castro, há instituições que podem ser caracterizadas como 'mercantilistas'. "Estas faculdades estão mais preocupadas em passar alunos no vestibular, receber mensalidades e depois emitir diplomas. Afinal, fazer bem feito todo mundo pode fazer. O problema está em querer fazer bem feito", disse.



Castro disse ainda que os resultados do Enade e do Exame da Ordem estão coincidindo em mais de 90% dos casos. "Isso significa que as faculdades com desempenho abaixo da média estão com sérios problemas no ensino". Foram avaliadas 509 instituições brasileiras.

NO RIO DE JANEIRO

Faculdade de Direito do Rio de Janeiro tem 100% de reprovação
O Centro Universitário Augusto Motta participou do último exame da Seccional do Rio de Janeiro da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) com 134 bacharéis de Direito e nenhum foi aprovado. A Faculdade São José, com 15 alunos participantes,também não teve nenhuma aprovação.


Segundo a OAB-RJ, houve ainda faculdades que conseguiram aprovar um único bacharel. É o caso do Centro Universitário Moacyr Bastos, da Universidade Castelo Branco, da Universidade Santa Úrsula, da Faculdade Moraes Júnior, da Associação Brasileira de Ensino Universitário, da Centro Universitário de Volta Redonda e da Faculdade Brasileira de Ciências Jurídicas (Suesc).
Algumas insituições, mesmo aprovando mais de um bacharel, apresentaram índices baixos. A Faculdade Estácio de Sá aprovou 13,26%, a Universidade Cândido Mendes 11,44%, a Universidade Veiga de Almeida 5,63%, a Faculdade Integradas Bennett 6,25% e a Universidade Santa Úrsula 2,56%.





Ao comentar o resultado geral do último exame, o presidente da OAB do Rio de Janeiro, Wadih Damous, lamentou a abertura desenfreada de cursos de Direito em todo o país.
"É preciso que o governo combata os lobbies das universidades que monopolizam a maioria dos cursos no país, em detrimento da qualidade. A proliferação de cursos jurídicos tem gerado uma qualidade abaixo da mediocridade e isso é um calote social", afirmou Damous.
Pois é....







Nenhum comentário: