tag:blogger.com,1999:blog-8230581228586479400.post8680550094019676524..comments2024-03-20T16:38:39.669-03:00Comments on NICE PINHEIRO: PLANOS DE SAÚDE: O QUE FAZER?NICE PINHEIROhttp://www.blogger.com/profile/00576752668384922241noreply@blogger.comBlogger2125tag:blogger.com,1999:blog-8230581228586479400.post-14601622618823828732013-03-19T17:19:16.758-03:002013-03-19T17:19:16.758-03:00Olá Blogguinho, tudo bem? Com a lei que entrou em ...Olá Blogguinho, tudo bem? Com a lei que entrou em vigor em dezembro de 2011, os prazos para consulta, exames e internação devem ser cumpridos ou a operadora será multada. No caso do seu marido, o prazo era de 14 dias (veja an tabela abaixo). A pessoa que não conseguir marcar consulta com a prestadora credenciada no prazo previsto em lei, deve acionar a operadora para obter uma alternativa ao atendimento solicitado.<br />Segundo a ANS, neste caso, a escolha do profissional não será do consumidor. A operadora marcará a consulta ou procedimento com o profissional da área solicitada que tiver disponibilidade.<br />Em caso de descumprimento da norma pela operadora, a orientação é procurar a ANS para uma reclamação. É preciso apresentar o protocolo de atendimento que ateste ter havido contato com a operadora.<br />Há ainda previsão de multa de R$ 80 mil para a operadora que desrespeitar os prazos. <br />Outras penalidades previstas para as operadoras vão da suspensão da comercialização de parte ou de todos os produtos oferecidos ao afastamento dos dirigentes da empresa.<br />O consumidor pode registrar sua reclamação em caso de falta de atendimento pelo telefone 0800 701 9656, das 8h às 20h, de segunda a sexta ou pela página da ANS na internet.<br /><br />Transporte<br />O cliente poderá ser atendido na localidade que exigir, desde que esta esteja dentro da área de abrangência do plano. As novas regras da ANS exigem que os planos de saúde garantam transporte caso não haja oferta de rede credenciada no município onde estiver o cliente da operadora.<br />Também será assegurado transporte ao acompanhante de beneficiários menores de 18 anos e maiores de 60, pessoas portadores de deficiência e pessoas com necessidades especiais que tenham declaração médica que ateste a condição.<br /><br />VEJA OS PRAZOS DE ATENDIMENTO DEFINIDOS PELA ANS<br /><br />Serviço Prazo máximo<br /><br />Pediatria, clínica médica, cirurgia geral, ginecologia e obstetrícia 7 dias<br /><br />Consultas nas demais especialidades médicas 14 dias<br /><br />Consulta com fonoaudiólogo 10 dias<br />Consulta com nutricionista 10 dias<br /><br />Consulta com psicólogo 10 dias<br /><br />Consulta com terapeuta ocupacional 10 dias<br /><br />Consulta com fisioterapeuta 10 dias<br /><br />Consultas e procedimentos realizados em consultórios ou clínicas com cirurgião-dentista 7 dias<br /><br />Diagnóstico em laboratório de análises clínicas em regime ambulatorial 3 dias<br /><br />Demais serviços de diagnóstico em regime ambulatorial 10 dias<br /><br />Procedimentos complexos 21 dias<br /><br />Atendimento em regime de hospital 10 dias<br /><br />Atendimento em regime de internação eletiva 21 dias<br /><br />Urgência e emergência Imediato<br />Consulta de retorno A critério<br /> do profissional de saúde<br /><br />Espero que seu marido não precise de uma próxima consulta. Mas, se acontecer, exija o cumprimento da lei, ou seja, o máximo de 14 dias. Ou acione a operadora para que ela providencie outro especialista e transporte, caso não seja em sua cidade. <br /><br />Obrigada pela participação! <br /><br />beijão<br /><br />Nice Pinheiro<br /><br /><br />NICE PINHEIROhttps://www.blogger.com/profile/00576752668384922241noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8230581228586479400.post-10358589850189503842013-03-18T20:13:15.127-03:002013-03-18T20:13:15.127-03:00Felizmente meu marido é aposentado pela Caixa Fede...Felizmente meu marido é aposentado pela Caixa Federal e conseguiu manter o Plano de Saúde Saúde Caixa.<br />Claro, para quem mora no interior como nós, é preciso marcar consulta em cidades vizinhas, maiores e mais importantes, mas, temos atendimento de boa qualidade.<br />Tem suas inconveniências. Meu marido precisou de um neurologista e pagou por uma consulta R$600,00 porque pelo convênio só teria vaga para dali a 8 (oito) meses, mas o restante do atendimento foi feito pelo convênio.<br />Mesmo assim acho que estamos melhor do que os aposentados que pagam outros convênios.<br />Blogguinhohttps://www.blogger.com/profile/16223683521958710449noreply@blogger.com