domingo, 29 de novembro de 2009

GREVE NO METRÔ DO RJ

Pois é. Há duas semanas, minha irmã caçula ficou chocada e revoltada com o que presenciou no Metrô carioca. Vagões sem ar-condicionado, apinhados de gente e muitas passando mal. Vários passageiros desmaiaram devido ao calor e, a cada estação, o trem tinha que ficar parado mais tempo para a retirada e atendimento destas pessoas.



Pelo visto, nada mudou. Na última quarta-feira, a passageira Renata C. Mendonça resolveu colocar a “boca no trombone” e denunciar ao Rio de Janeiro e ao mundo o caso – e o descaso com a população e os turistas do Rio de Janeiro. A internet foi o meio escolhido. E a imprensa. Renata está convocando uma greve geral: ninguém usa o Metrô nesta segunda-feira, dia 30 de novembro.




Já pensaram no prejuízo financeiro que o Metrô Rio vai amargar? Se você é um usuário do Metrô carioca (ou não), leia a carta de convocação que Renata divulgou. E, depois, pense. Se você não é usuário do Metrô, imagine-se na situação de Renata e de milhares e milhares de passageiros que dependem deste meio de transporte para chegar ao trabalho, ao lar, ao escritório do advogado, ao cinema, etc... E reflita. Aderir ou não à greve? Eis a questão....








Confira a íntegra da carta de Renata:




''Convoco toda a população a protestarmos de uma forma civilizada contra o péssimo serviço prestado pelo metrô. Sempre com atrasos, vagões sem ar condicionado, super lotação e até mesmo sem luz. Alguma coisa tem que ser feita, não adianta mais ficarmos apenas reclamando uns com os outros. Temos que agir.




No dia 30/11/09, faremos greve de passageiros. Ninguém fará uso do metrô, vamos dar um prejuízo de milhões e chamar a atenção de verdade das autoridades e responsáveis pelo caos. Já nos sacrificamos todos os dias utilizando este transporte. Então, mesmo que tenhamos que pegar mais condução ou demorarmos mais a chegar ao nosso destino neste dia, precisamos nos mobilizar.




Avise aos amigos, colegas de trabalho, envie e-mails, mensagem de celular, espalhe cartazes para que o maior número de pessoas venha a aderir a esta mobilização. Juntos podemos mudar. Proteste no dia 30/11 ou proteste do seu jeito mas, por favor, não se cale!



O Metrô chegou com status de transporte de primeiro mundo e hoje... bem hoje eu sugiro que você tome um trem do Metrô às 18h ou 18h30, sentido zona norte, para entender do que trata esta mensagem.



Não há controle sobre a lotação dos carros, a não ser aquela velha lei que todos conhecemos sobre dois corpos não poderem ocupar o mesmo lugar no espaço ao mesmo tempo. Será?



Eu não pude fotografar porque estava sem bateria no celular, mas EU VI o guarda do metrô empurrando com força para comprimir a galera pra dentro do trem para que a porta fechasse. É isso mesmo, socando as pessoas dentro do trem. Quase não consigo sair do metrô neste dia e quando consegui, a bolsa ia ficando porque eu passei mas a bolsa foi absorvida pela massa reacomodada de corpos.




O que é isso gente? Raramente uso o Metrô, mas percebi que a coisa deu um salto pra pior. O Metrô aumentou o número de trens, todos novinhos, para o seu conforto...Mentira! Retiraram vários bancos, pois pessoas em pé ocupam menos espaço. Mais gente apinhada no trem, ganha-se mais dinheiro, ninguém reclama, socamos mais gente, ganhamos mais... e por aí vai até onde a gente permitir. Por que as pessoas que estão ali todos os dias deixam isso acontecer?



Ninguém fala nada além do 'É assim mesmo'. Como assim, é assim mesmo !??? Vi pessoas rindo da cena triste do guardinha comprimindo os passageiros... Que povo é esse, o nosso, que não reclama, não protesta, não se mobiliza? Peço desculpas se a minha mensagem incomoda, mas não consigo me calar diante do que vi e ainda agradeço o fato de não ter levado minhas filhas comigo neste "passeio".




Renata C. Mendonça''
11:48 - 25/11/2009

HOJE É O ÚLTIMO DIA!

Hoje é o último dia do Festival de Cinema Agulhas Negras, no Cine Vitória, em Resende. A entrega dos prêmios será realizada às 16 horas. Em seguida, haverá apresentação de Marcel Powell e exibição do filme Elvis e Madona, de Marcelo Laffite.


Para quem não sabe, Elvis e Madonna é uma comédia romântica que mostra o amor entre uma jovem fotógrafa motoqueira lésbica, Simone Spoladore, e uma experiente travesti, Igor Cotrim. No elenco, além dos protagonistas, grandes nomes como Maitê Proença, Buza Ferraz e Luciano Szafir. Imperdível!

ONG SELECIONA PROFISSIONAIS

A ONG Ação Comunitária do Brasil (ACB/RJ) seleciona profissionais para vaga de Coordenador Pedagógico, Assistente Social e Educador Social para atuação em projetos sociais da instituição.


É exigida a formação em Ciências Humanas, com experiência mínima de dois anos em projetos sociais. Para a vaga de Educador Social serão exigidos bons conhecimentos linguísticos, Ética, Cidadania e Empreendedorismo. Todas as vagas terão jornada de 40 horas semanais e o processo seletivo terá prova de redação e entrevista.



Os interessados devem enviar currículo, informando avaga pretendente, para o e-mail selecaoacb@gmail.com, aos cuidados de Ana Paula Degani e/ou Vicente Pereira.

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

LÓGICA DE ENGENHEIRO

Em um julgamento de divórcio, o casal briga pela guarda do único filho.
A mãe, muito emocionada, tenta se defender:
- Meritíssimo Juiz... Esta criança foi gerada dentro de mim..... Carreguei ela durante nove meses... Ela saiu do meu ventre... Eu mereço ficar com ela!
O juiz, emocionado e quase convencido, passa a palavra para o marido - engenheiro, que resolve usar o seu lado lógico:
- Senhor Juiz, tenho apenas uma pergunta: quando eu coloco uma moeda em uma máquina de refrigerantes, a latinha que sai é minha ou é da máquina?

FESTIVAL DE CINEMA AGULHAS NEGRAS

O Festival de Cinema Agulhas Negras está rolando desde terça-feira no Cine Vitória, em Resende, e no Teatro Oswaldo Motta, em Itatiaia. São longas e curtas-metragens nacionais em mostra competitiva e não competitiva, além de sessões especiais para crianças, documentários premiados, clássicos do cinema brasileiro e “hor-concours”.




Todas as sessões são gratuitas e a programação está disponível no http://www.festivaldecinemaagulhasnegras.com/programacao.html. Se você está em Resende ou Itatiaia, não perca a oportunidade de participar do Festival de Cinema Agulhas Negras!

SONGBOOK


A Choro Music acaba de lançar o songbook de Pixinguinha. São 12 músicas com partituras e CD com repertório gravado em duas versões: uma com solistas e outra só com acompanhamento, perfeito para profissionais e estudantes de música. “Pixinguinha – Clássicos do Choro Brasileiro” pode ser adquirido no http://www.choromusic.com/ ou pelo (11) 3881.8400. O preço? O valor sugerido é de R$ 54,90. Um belo presente de Natal para os amantes do choro, não é?

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

LANÇAMENTO DE CD DE SAMBA E MOSTRA DE ARTE EM QUATIS

O cantor e compositor Guido de Castro lança seu novo CD “A Gente Vai Sambando” neste sábado, dia 21 de novembro, às 20h30, na Livraria Prosa e Verso, após a abertura oficial da VI Mostra de Arte de Quatis, prevista para as 19 horas.









Gravado no Stúdio 430, em Barra Mansa, com arranjos de Luis Paulo Paiva e Emanuel Domingues, o CD de samba tem catorze faixas, sendo três "releituras", arranjadas por Jean de Barros e interpretadas por excelentes músicos da região Sul-Fluminense, como Luís Paulo, Emanuel, Júlio Henrique, Ciron Silva, Jean de Barros, Vinicius Buiú, Luiz Felipe e Tiago Santiago. Em formato de livreto, a capa é uma obra de arte de Fernando Castelo Branco e as letras são ilustradas por Fernando Villa-Cruz.




As composições de Guido com os parceiros Antônio Seabra, Laís Amaral, Neuza Pacheco e Paula Leite são sambas que falam de amor, sociologia, política e até filosofia. O texto de apresentação do jornalista e sociólogo Gilberto Caldas desnuda o mais novo trabalho de Guido, revelando o conteúdo íntimo que resultou nesta obra de incontestável qualidade.



VI Mostra de Arte de Quatis - “Quatis na Visão de seus Artistas”
Lançamento do CD “A Gente Vai Sambando” - Guido de Castro
Livraria Prosa e Verso
Rua Faustino Pinheiro, nº 196
Centro – Quatis/RJ
(24) 3353. 3578

“MÚSICA DE PRETO”

Neste sábado, dia 21, a partir das 11h, o show “Música de Preto”, idealizado pelo músico Luís Lima, o Japão, homenageia os grandes compositores e intérpretes negros da música popular brasileira. O evento faz parte das comemorações do Dia da Consciência Negra.










O show será dividido em duas partes distintas: na primeira, serão apresentados sambas clássicos, em homenagem ao gênero musical oriundo da África e trazido para o Brasil com a chegada dos escravos. Já a segunda parte do espetáculo será dedicada aos cantores e compositores negros como Luiz Melodia, Seu Jorge, Tim Maia e Djavan, entre outros. Luís Lima será acompanhado dos músicos Thiago Zaidan (violão e cavaquinho) e Adriano Moranga (percussão).











O projeto Rua da Música acontece sempre aos sábados, das 11h às 14 horas, no deque sobre o Rio Paraíba, no bairro de Campos Elíseos. A principal proposta do projeto é divulgar os músicos da região e gêneros musicais como o chorinho, o samba de raiz, a bossa nova, o jazz, o blues, enfim. Fugindo da música comercial e dos artistas "fabricados", a Rua da Música proporciona um momento de prazer com música de qualidade, músicos maravilhosos, lugar agradável e aconchegante, e pessoas que realmente valorizam e curtem Música. Com eme maiúsculo mesmo. Rua da Música: tudo de bom!



Informações de Lu Gastão


quinta-feira, 5 de novembro de 2009

CARTA DE UM POLICIAL A UM BANDIDO

Senhor Bandido.



Esse termo de senhor que estou usando é para evitar que macule sua imagem ao lhe chamar de bandido, marginal, delinqüente ou outro atributo que possa ferir sua dignidade, conforme orientações de entidades de defesa dos Direitos Humanos.




Durante vinte e quatro anos de atividade policial, tenho acompanhado suas "conquistas" quanto à preservação de seus direitos, pois os cidadãos, e especialmente nós policiais, estamos atrelados às suas vitórias, ou seja, quanto mais direito você adquire, maior é nossa obrigação de lhe dar segurança e de lhe encaminhar para um julgamento justo, apesar de muitas vezes você não dar esse direito às suas vítimas.



Todavia, não cabe a mim contrariar a lei, pois me ensinaram que o Direito Penal é a ciência que protege o criminoso, assim como o Direito do Trabalho protege o trabalhador, e assim por diante.



Questiono que hoje em dia você tem mais atenção do que muitos cidadãos e policiais. Antigamente você se escondia quando avistava um carro da polícia; hoje, você atira, porque sabe que numa troca de tiros o policial sempre será irresponsável em revidar. Não existe bala perdida, pois a mesma sempre é encontrada na arma de um policial ou pelo menos a arma dele é a primeira a ser suspeita.




Sei que você é um pobre coitado. Quando encarcerado, reclama que não possuímos dependências dignas para você se ressocializar. Porém, quero que saiba que construímos mais penitenciárias do que escolas ou espaço social, ou seja, gastamos mais dinheiro para você voltar ao seio da sociedade de forma digna do que com a segurança pública para que a sociedade possa viver com dignidade.




Quando você mantém um refém, são tantas suas exigências que deixam qualquer grevista envergonhado.



Presença de advogados, imprensa, colete à prova de balas, parentes, até juízes e promotores você consegue que saiam de seus gabinetes para protegê-los. Mas se isso é seu direito, vamos respeitá-lo.




Enfim, espero que seus direitos de marginal não se ampliem, pois nossa obrigação também aumentará.Precisamos nos proteger. Ter nossos direitos, não de lhe matar, mas sim de viver sem medo de ser um policial.




Dois colegas de vocês morreram, assim como dois de nossos policiais sucumbiram devido ao excesso de proteção aos seus direitos. Rogo para que o inquérito policial instaurado, o qual certamente será acompanhado por um membro do Ministério Público e outro da Ordem dos Advogados do Brasil, não seja encerrado com a conclusão de que houve execução, ou melhor, violação aos Direitos Humanos, afinal, vocês morreram em pleno exercício de seus direitos.





Wilson Ronaldo Monteiro
Delegado da Polícia Civil do Pará

VENTO E CHUVA

O dia estava lindo. Quente, ensolarado, divino e maravilhoso! Até o finalzinho da tarde, quando começou a chuva. Um dilúvio! E Éolo estava revoltado...Era vento pra tudo que é lado, em todas as direções. O estrago foi grande na cidade. Árvores foram arrancadas com raiz e tudo, painéis de lojas e restaurantes amassados ou voando como uma folha de papel, e até uma moto estacionada foi jogada longe. Imagine o horror que deve ser um furacão! Eu hein...E hoje, a cidade amanheceu assim....






Foto de Marcio Fabbian

CURSOS PROFISSIONALIZANTES EM RESENDE

Estão abertas as pré-inscrições para as oficinas sócio-educativas organizadas pela Fundação CONFIAR (Conselho Fundacional para a Infância e Adolescência de Resende). Até o dia 19 de novembro, os estudantes municipais interessados devem dirigir-se à sede do CONFIAR na Rua do Rosário 230, Lavapés, próximo à Santa Casa, das 8h30 às 12 horas e de 13h30 às 16h30.



Na pré-inscrição, os alunos devem apresentar carteira de identidade ou certidão de nascimento. Serão oferecidos cursos de auxiliar de creche e auxiliar de sala de aula (para alunos com idade entre 15 e 17 anos, cursando a partir do sétimo ano do Ensino Fundamental), marcenaria e jardinagem e paisagismo (para quem tem entre 14 e 17 anos, e que esteja estudando), todos com início em fevereiro de 2010 e duração de 11 meses.



Entre os dias 23 e 27 de novembro, os candidatos participarão de uma atividade no salão da Iª Igreja Batista de Resende, em Campos Elíseos, onde receberão mais informações sobre cada curso.



Informações da PMR

domingo, 1 de novembro de 2009

CONCURSO PÚBLICO

O Ministério da Saúde (www.saude.gov.br) vai realizar concurso. São 761 vagas para os cargos de Administrador (192), Analista Técnico-Administrativo - PGPE 1 (130), Analista Técnico-Administrativo - PGPE 2 (26), Arquiteto (5), Arquivista (52), Assistente Social (29), Bibliotecário (8), Contador (88), Economista (6), Engenheiro Civil (10), Engenheiro Eletricista (9), Estatístico (10), Farmacêutico (4), Fonoaudiólogo (20), Médico - Cardiologia (12), Médico - Clínica Médica (35), Médico - Medicina do Trabalho / Saúde Ocupacional (42), Médico - Psiquiatra (2), Nutricionista (6), Psicólogo (31), Químico (4), Técnico de Contabilidade (74), Técnico em Assuntos Educacionais (27), Técnico em Comunicação Social - Jornalismo (19), Técnico em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda (4).



O concurso, com provas objetivas de caráter eliminatório e classificatório, pretende preencher as vagas na sede do Ministério em Brasília, nos Núcleos Estaduais localizados nas capitais dos estados, e nas Unidades Hospitalares e Institutos do Ministério da Saúde localizados no Rio de Janeiro.




As inscrições devem ser efetuadas via Internet (www.cespe.unb.br), entre às 10 horas do dia 2 de novembro até às 23h59 do dia 17 de novembro de 2009, pelo horário oficial de Brasília. O valor da taxa é de R$ 44 para os cargos de Nível Superior; e de R$ 38 para os cargos de Nível Médio.

PERDEU DOCUMENTO NA EXAPICOR?

Se você perdeu documentos durante a 42ª EXAPICOR vá à Diretoria de Ordem Pública, no Centro Administrativo da Beira-rio, ao lado do posto de atendimento do Banco Itaú. De repente o seu está no meio dos que foram encontrados. Não custa tentar, não é? Os documentos poderão ser retirados até o dia 11 de novembro e depois seguirão para a agência dos Correios. A Diretoria de Ordem Pública funciona de segunda a sexta-feira, de 9 às 16 horas.



Informação da PMR

REFLEXÕES DE UM EX-VIRA-LATA

PAULO NOGUEIRA BATISTA JR



A cotação do Brasil está muito alta; como economia, como ator na cena internacional, como nação cultural



ANTONIO PATRIOTA , até recentemente embaixador brasileiro aqui em Washington, reclamou comigo: "Para de falar em complexo de vira-lata! O Brasil passou dessa fase". Talvez o nosso embaixador tenha razão. O Brasil vem ganhando autoconfiança com uma rapidez surpreendente.




Nas recentes reuniões do G20, em Londres e Pittsburgh, e na última reunião anual do FMI, em Istambul, o Brasil bateu um bolão. Somos subdesenvolvidos? Sim. Temos equipes pequenas? Sim, muito menores do que as dos países desenvolvidos. E, no entanto, as delegações brasileiras têm sido das mais atuantes e - correndo o risco de soar presunçoso - acrescento: das mais influentes.




A aliança Bric (Brasil, China, Índia e Rússia) vem sendo fundamental. Mas não é só isso. O Brasil, em si mesmo, tem tido um papel cada vez maior. Há um fator que nos ajuda enormemente: a imagem favorável do país no exterior. A cotação do Brasil está muito alta. Do Brasil como economia, do Brasil como ator na cena internacional, do Brasil como nação cultural.



Bem sei, leitor, que o brasileiro está longe de compartilhar uma visão tão positiva. Talvez porque esteja mais perto do Brasil e conheça melhor as nossas mazelas. Talvez porque o complexo de vira-lata ainda esteja mais vivo do que imagina o embaixador Patriota.




Faço ainda outra ressalva: existe provavelmente um certo economicismo na forma como os países são vistos internacionalmente. O chamado mercado (um dos codinomes da turma da bufunfa) só se interessa pelos indicadores econômicos e financeiros. Não quer nem saber da péssima distribuição de renda, dos problemas sociais, dos níveis ainda elevados de pobreza e de miséria.




Ora, os indicadores econômicos brasileiros têm ficado, em geral, acima do esperado. Até 2007-2008, os nossos detratores (quase sempre brasileiros) diziam: "O Brasil está navegando uma onda internacional favorável". Veio então a maior crise internacional desde a Grande Depressão. A torcida adversária (brasileira, em geral) começou a salivar intensamente, aguardando o colapso. Não aconteceu. O Brasil sofreu os efeitos da crise, claro. Mas menos do que se esperava. A recuperação brasileira também começou mais cedo do que o previsto. Basta dizer uma coisa: no meio dessa crise mundial, o Brasil anunciou um empréstimo de US$ 10 bilhões ao FMI.




O meu complexo de vira-lata deu arrancos triunfais de cachorro atropelado (para combinar dois bordões do Nelson Rodrigues em uma única frase). Quis o destino ou o acaso que coubesse a mim, logo a mim - devedor nato, hereditário e até inadimplente -, ser o diretor-executivo pelo Brasil no Fundo exatamente nessa conjuntura. Qualquer um dos meus antecessores -Alexandre Kafka, Murilo Portugal ou Eduardo Loyo- desempenharia o papel de credor com mais categoria e convicção.




Só tenho uma coisa a dizer em meu favor: apesar de credor neófito, acho que preservo uma identificação autêntica com os devedores do FMI. Sei o que significa ser devedor dessa instituição e, dentro do que posso, empresto a minha voz aos países em crise, especialmente os pequenos e oprimidos (mesmo aos brancos de olhos azuis). Foi o que tentei fazer pela Islândia, por exemplo, que passou ontem pela Diretoria-Executiva do FMI.




Dizem que os mulatos podem ser os piores racistas. Que os cristãos-novos são os mais fervorosos. Que um credor neófito pode ser o mais linha-dura. Vamos tentar desmentir esses ditados.




PAULO NOGUEIRA BATISTA JR. , 54, escreve às quintas-feiras nesta coluna (MVM News). É diretor-executivo no FMI, onde representa um grupo de nove países (Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Haiti, Panamá, República Dominicana, Suriname e Trinidad e Tobago), mas expressa seus pontos de vista em caráter pessoal.

ELA PODE MUDAR TUDO

Vírgula pode ser uma pausa... ou não.
Não, espere.
Não espere.



Ela pode sumir com seu dinheiro.
23,4.
2,34.



Pode ser autoritária.
Aceito, obrigado.
Aceito obrigado.




Pode criar heróis.
Isso só, ele resolve.
Isso só ele resolve.




E vilões.
Esse, juiz, é corrupto.
Esse juiz é corrupto.




Ela pode ser a solução.
Vamos perder, nada foi resolvido.
Vamos perder nada, foi resolvido.




A vírgula muda uma opinião.
Não queremos saber.
Não, queremos saber.





Uma vírgula muda tudo. Cuidado. Muito cuidado com a vírgula...

PROPOSTA QUER RETIRAR DIREITOS SOCIAIS DA CONSTITUIÇÃO

Deputado Regis de Oliveira (PSC-SP) propõe Emenda Constitucional que pretende “enxugar” a Constituição brasileira, retirando dela vários capítulos, inclusive todos que dizem respeito a direitos sociais

06/10/2008

Raquel Torres,

do Rio de Janeiro (RJ)

Vinte e um anos após a promulgação da Constituição Federal brasileira, uma proposta tem como objetivo enxugar o texto e retirar mais de 80% dos seus artigos: a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 341/2009, do deputado Regis de Oliveira (PSC-SP), reduz os 250 artigos do texto atual a apenas 62, e o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, que hoje conta com 96 artigos, passa a ter somente um.

O projeto teve parecer favorável do relator da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC), o deputado Sérgio Barradas Carneiro (PT-BA). Entre as principais mudanças previstas na PEC e mantidas pelo relator está a retirada de toda a matéria que dispõe sobre direitos sociais: foram excluídos os capítulos sobre a seguridade social e sobre a educação, por exemplo. A constituição proposta por Regis de Oliveira não traria mais saúde e educação como direitos de todos e deveres do Estado, não estabeleceria o Sistema Único de Saúde nem trataria da assistência social e da previdência.

Direitos dos trabalhadores, como seguro-desemprego, Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), 13º salário, férias, garantia de salário mínimo e a livre associação profissional ou sindical também não estariam presentes no documento. “O objetivo disso é retirar tudo aquilo que não é matéria constitucional”, argumenta o autor da PEC. Na justificativa da proposta, ele ainda escreve que é preciso evitar “a existência das constituições formais, onde cabe toda e qualquer matéria, por mais irrelevante que seja”.

Leia a matéria na íntegra: http://www.brasilde fato.com. br/v01/agencia/ nacional/ proposta- quer-retirar- direitos- sociais-da- constituicao